quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Novo voo TRIP em Campo Grande

(Via Aeroforum)

Cruzeiro recebe voo inaugural da TRIP

Cruzeiro do Sul passa a contar desde agora com mais uma opção de saída e chegada por via aérea com a inauguração do novo voo da TRIP, a maior empresa de voos regionais do Brasil, que passa a operar na rota Campo Grande, Cuiabá, Rio Branco e Cruzeiro do Sul. O avião, um turbo hélice, com capacidade para 68 passageiros, chega a Cruzeiro do Sul, proveniente de Rio Branco à 00:45h e retorna para a capital acreana às 03:10h, lá chegando às 04:35h, de onde prossegue para Cuiabá e Campo Grande.

A inauguração da rota foi realizada neste domingo, 17. A viagem inaugural teve boa lotação. O deputado Gladson Cameli, o secretário de turismo Cassiano Marques e o gerente regional da TRIP, Lucas Frade, estavam no voo inaugural e em seguida concederam entrevista coletiva no salão de eventos do aeroporto, juntamente com o gerente da Infraero local Osvaldo Dilson Magalhães.

Osvaldo explicou que o aeroporto teve que se adequar para atender a TRIP que passa a atender no regime H18, ou seja, passa a funcionar de zero hora até as 18 horas. Antes o horário de funcionamento era das 07 às 19 h. “Para atender a TRIP nesse horário noturno tivemos que mexer em uma série de quesitos, mas corremos atrás e estamos conseguindo nos adequar”, disse.

O secretário de turismo, Cassiano Marques, falou sobre os desafios da chegada da empresa no Acre. “As conversas foram muitas e a maior dificuldade foi fazer a antecipação de um planejamento de longo prazo de uma empresa de nível nacional como é a TRIP. Tivemos vários contatos em Brasília, reuniões em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Rio Branco discutindo e mostrando os números do Estado para que a empresa pudesse tomar a decisão de vir para o Acre o quanto antes. A vinda foi antecipada em um ano. A previsão era voar para cá só em 2010, porque havia outros destinos prioritários planejados anteriormente”, disse.

O deputado Gladson Cameli também participou do processo para trazer a TRIP para o Vale do Juruá. “Precisamos acabar com o monopólio, pois esta população precisa muito do transporte aéreo. Daí vem a concorrência e as tarifas diminuem. O avião da TRIP é muito bom e novo, com seis meses de uso. Tem um bom serviço de bordo”, avaliou.

O gerente regional da empresa, Lucas Frade, considerou a chegada ao Acre “um marco para a empresa”. Com a nova rota a empresa, segundo informou, atende a 78 cidades no Brasil. Frade gostou muito do aeroporto de Cruzeiro do Sul e se disse muito feliz com a maneira carinhosa com que a empresa foi recebida no estado. “Estamos nos sentindo muito à vontade com vocês e garanto que estaremos devolvendo tudo isso em bons serviços”.

Acre em novo momento

Para o secretário de turismo, o Acre cresceu economicamente e a chegada de uma nova empresa aérea, além de favorecer a compra de passagens, já que a concorrência resulta na redução de tarifas, favorece também o turismo para a região. Ele contou que já no primeiro voo, muitas pessoas desembarcaram em Rio Branco provenientes de Cuiabá, uma rota inexistente antes. Quem quisesse vir de Cuiabá para Rio Branco teria primeiro que ir a Brasília. Cassiano lembrou que ainda neste semestre serão inauguradas linhas aéreas entre Rio Branco e Cuzco e Rio Branco a La Paz e com a integração dessas novas rotas o Acre sai fortalecido na área do turismo.
Para ele o Juruá tem forte apelo turístico com o ‘caminho das aldeias’ e o ‘caminho da biodiversidade’, incluindo a visitação ao Parque Nacional da Serra do Divisor, rotas turísticas que vem sendo trabalhadas no governo Binho Marques desde 2007 e que sempre esbarravam na única opção aérea, com preços incompatíveis com o tempo de voo. A nova rota, para o secretário, vai movimentar toda a cadeia de turismo na cidade fortalecendo o setor de táxis, hotéis, agências, restaurantes, serviços, etc..

Fonte: Flaviano Schneider (Agência de Notícias do Acre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário