quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Reforma do SBCG

14/12/2009
AVISO DE PAUTA

14.12.09


Infraero assina convênio para ampliação do Aeroporto Internacional de Campo Grande


A Infraero vai assinar na próxima quarta-feira (16/12) um convênio para a ampliação do sítio do Aeroporto Internacional de Campo Grande (MS). Será um acordo de cooperação com o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, a Prefeitura de Campo Grande e os Comandos do Exército e da Aeronáutica.

O objetivo é aumentar a área do sitio aeroportuário dos atuais 1,08 mil para 2,41 mil hectares, para que se possa ter uma capacidade bem maior do que a disponível atualmente. Para isso, caberá ao Estado desapropriar e declarar como de utilidade pública uma área de 1,33 mil hectares. O limite de recursos para essa fase é de R$ 20 milhões e o decreto deve sair um mês após a assinatura do convênio.

Após essa etapa, caberá à Infraero fazer a revisão do Plano Diretor do aeroporto e elaborar estudos e projetos de engenharia da primeira fase de desenvolvimento do aeroporto, que incluirá o novo Terminal de Passageiros e o novo pátio de aeronaves.

Para o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, é extremamente importante garantir as áreas para expansão futura dos aeroportos. “Estamos satisfeitos em poder iniciar essa parceria e garantir para o Estado e a cidade um aeroporto melhor”, disse Murilo.

Estudos preliminares indicam que o novo sítio poderá ter até duas novas pistas, sendo que uma delas com até três mil metros. “Essas alterações vão aumentar as condições de conforto para pousos em função do regime de ventos no local”, avalia o assessor especial da Presidência da Infraero, Paulo Sérgio Ramos Pinto.

O convênio prevê ainda que a Prefeitura de Campo Grande incorpore ao Plano Diretor da cidade os Planos de Zonas de Proteção, de Zoneamento de Ruído e da Área de Segurança Aeroportuária, o que vai garantir o ordenamento urbano na região do aeroporto.

Já os Comandos do Exército e da Aeronáutica participam do acordo devido à redefinição da área destinada à instalação do 3º Batalhão de Aviação do Exército, necessária em face da ampliação do sítio. A Base Aérea de Campo Grande, por sua vez, não passará por alterações.

Confirmaram presença na solenidade, entre outras autoridades, o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, o Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito, representantes do Exército e o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza.

Cronograma
As ações definidas no convênio deverão ser executadas em 36 meses, com possibilidade de prorrogação. O calendário de ações prevê que a Infraero faça, nos primeiros doze meses, a revisão do Plano Diretor do sítio aeroportuário. Após essa etapa é que a empresa iniciará os estudos e projetos de engenharia que vão orientar os futuros investimentos no Aeroporto de Campo Grande.

SERVIÇO:

Evento:Solenidade de Assinatura do Acordo de Cooperação para ampliação da área do Aeroporto Internacional de Campo de Grande

Data: 16/12/09

Hora: 11h

Local: Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo / Auditório Tertuliano Amarilha

Contatos:
Infraero: Ana Patricia - 3368-6176
Governo de MS: Waldemar Hozano / Maria Ângela - 3318-1144

Assessoria de Imprensa Infraero
imprensa@infraero.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário