terça-feira, 10 de julho de 2012

O fim de uma era...

Quando resolvi criar este blog, estava saudosista de velhos tempos da minha vivência com uma paixão pelas empresas aéreas que voei, aeronaves que curti como passageiro, momentos da vida que a gente não esquece e, olhando para o céu num dia de sábado percebi que todo dia tinha um voo que me acordava por volta das 07:00 da manhã...prossegui observando e, com o avanço da tecnologia, pude adquirir um radio VHF usado e comecei a acompanhar o voo 7461...sabia seus horários, quantas pessoas a bordo, a aerovia que ele ia utilizar, altitude...
A inernet também me ajudou, com sites da capital Paulista, que acompanham em tempo real as decolagens e fonia de Guarulhos, já conseguia saber qual a aeronave que ia fazer o 7460...isso quando eu mesmo não estava no Aeroporto Internacional de Campo Grande à espera dele só para acompanhar sua chegada.
Mas eu queria guardar/compartilhar essas informaçõeos, pois outros tempos se passaram e não consegui guardar, na memória, voos que fiz nas saudosas VARIG, VASP e CRUZEIRO tempos antes e resolvi guardar aqui, pois sabia que a História, tempos depois, poderia ser contada/relembrada por quem curte esse hobby que é ser Spotter.
Nesse tempo, vi passar sobre minha cabeça aviões que não voam mais na empresa, como PR-GOZ, PR-GIA, PR-GIB...vi o voo ser reduzido a 05 vezes por semana por causa de uma crise na Bolívia...torcia para que o voo vingasse, já que percebia também que a parada em Campo Grande (MS) era mais para viabilizar o voo do que para ligar nossa cidade com Santa Cruz de La Sierra, servida, a partir de São Paulo também pela AEROSUR com aeronaves maiores que as da GOL, como 767-200, 727-200 e até parecidas como 737-300 e o 737-200 ("Aerosurito").
Também aproveitava e fazia minhas preces quando o via, pedindo a Deus que levasse aquelas pessoas, tripulação e passageiros, em segurança ao destino...talvez ninguém dentro da aeronave percebesse, mas tinha alguém aqui em baixo fotografando, registrando e orando por eles, sentimento que me acometeu mais fortemente quando do acidente do 1907.
Este ano, passada a alta temporada, a GOL reduziu novamente os voos 7460/7461, desta vez para 06 (seis) vezes por semana, mas o mercado foi surpreendido pela falência da AEROSUR na Bolívia, o que, aliado ao fato de a GOL ter tido um resultado negativo em seu balanço anual, prejuízo de mais de 700 mi em 2011, fez a empresa rever sua estratégia para a Bolívia: criou um voo direto entre São Paulo e Viru-Viru, diurno (7600/7601), tomando a rota antes servida pela RSU, sendo que a estatal boliviana BoA não possui aeronaves para cobrir sozinha o espaço deixado pela conterrânea.
No plano estratégico, a GOL finalmente conseguiria ligar GRU a VVI sem se preocupar com ocupação ou concorrência, o que atinge, em cheio, o voo 7461. O mesmo ocorre com o mercado do Uruguai com a falência da PLUNA, empresa que chegou a cogitar voar na rota MVD/CGR, diga-se.

Campo Grande deixa de ser para a GOL, como ocorreu com a TAM tempos atrás, um local para conexões com outros voos (HUB), deixando de aproveitas sua localização estratégica no Mercosul.

O SBCG no AR perde sua inspiração de todas as manhãs...mas a vida continua...vamos aguardar novas notícias acerca do tema...procurar registrar os últimos voos...e, no futuro, quem quiser olhar para trás, conhecer algo sobre esse voo, encontrará aqui, pelo menos, uma pequena contribuição para a memória da GOL, do SBCG, da nossa única ligação internacional, já operada antes pela LAB (Loyd Aereo Boliviano) em tempos passados e, porque não, pelo TREM DO PANTANAL, nossa mais conhecida e memorável ligação com Santa Cruz de La Sierra...

Parafraseando a música do conterrâneo Almir Sater:

"Enquanto este velho trem [737] atravessa o pantanal
As estrelas do cruzeiro fazem um sinal
De que este é o melhor caminho
Pra quem é como eu [fato], mais um fugitivo da guerra
Enquanto este velho trem [7460] atravessa o pantanal
O povo lá em casa [SBCG no AR] espera que eu mande um postal
Dizendo que eu estou muito bem vivo
Rumo a Santa Cruz de La Sierra
Enquanto este velho trem atravessa o pantanal
Só meu coração esta batendo desigual
Ele agora sabe que o medo viaja também
Sobre todos os trilhos [voos] da terra
Rumo a Santa Cruz de La Sierra
Sobre todos os trilhos da terra"

ArthurAmaral

3 comentários:

  1. Continue postando...achei mt interessante seu Blog..Sou de Dourados, porém alguns tios e primos são pilotos de voos particulares (Senica, Baron e etc)em CG. Admiro mt a aviação...Dia 18/07 sigo para São Paulo pela GOL no G3-1059 e posteriormente sigo viagem no G3-1160 para Maceió. Espero que 737-800 Boeing da Gol estejam conservados...Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Lucas! Continuamos a postos! Abraços!

      Excluir
  2. Muito triste esta perca. E ainda assim o CGR deve fechar 2012 com movimento internacional recorde, mesmo "sem" movimento a partir de setembro.

    E o voo das 07h00 da manhã vc ainda vai poder fotografar por muito tempo, embra não seja mais a msm coisa. :(

    ResponderExcluir